Dúvidas e Respostas

O que acontece comigo pode ter origem espiritual? Pergunte, procuraremos respostas juntos.

Objetivo deste blog: Auxiliar através dos textos postados, se você tem dúvidas sobre o que anda vivenciando, vamos conversar, vamos procurar resposta juntos, esta a função deste espaço. Comente, pergunte, questione, duvide, esclareça, estamos aqui! Deus os abençoe na esperança de dias melhores!







quarta-feira, 27 de julho de 2011

Estou com problemas?

Estou com problemas, às vezes, essa idéia é uma certeza, outras tantas, uma indagação, por que sofremos com esses conflitos emocionais, que acabam por nos roubar a frágil sensação de felicidade?
Por que temos tantos motivos para sermos felizes e não o conseguimos ser?
Por que a sensação de nunca estar no lugar certo, na hora certa, com as pessoas certas é uma constante em minha vida?
Por que os conflitos se multiplicam à revelia de minha razão?
Realmente, viemos a esse mundo para sofrer e nunca encontrar soluções que nos capacitem modificar esse estado doloroso?
Tantas questões que acabam se multiplicando em nossas mentes, e roubando o sossego e a esperança.
Trabalho em uma casa espírita, a Sociedade Espírita Cáritas, e uma das atividades que exerço há mais de quinze anos, é junto à equipe de Atendimento Fraterno, e o tempo passa e percebo uma carencia de informação muito grande sobre o aspecto espiritual em nossas vidas.
Refletindo sobre o assunto, percebo quanto seria mais fácil se pudéssemos abordar esse aspecto de maneira mais natural e com mais constancia, visando aquisição de informações que nos auxiliasse a desenvolver um pensamento mais racional, que transformasse a visão de mundo e vida que ora possuímos como certa.
Minha idéia ao criar esse blog é justamente possibilitar essa comunicação, postarei alguns textos abordando vários tipos de problemas que nossa sociedade vivencia, muitos deles também existentes em nossas vidas, e aceitarei com muita alegria: casos, comentários, observações, troca de idéias, etc. etc. etc.
Minha visão sempre estará baseada na admirável Doutrina dos Espíritos, que aborda tres aspectos importantíssimos: filosofia, ciencia e moral (religião).
"É pela educação, mais do que pela instrução, que se transformará a humanidade."
Esse pensamento acaba por descrever a necessidade de todos nós, nesse processo de admirável evolução que vive a humanidade, pois o ser educado possui condições melhores de avaliar escolhas e direcionar consequencias futuras.
Que Deus abençoe a todos nós, espíritos divinos a caminho de sua verdadeira natureza: a felicidade.

Eliane Macarini

22 comentários:

  1. Vamos ver como voce explica o meu roblema. Sou uma pessoa muito depressiva, não tenho motivos para isso. Sou casada, tenho filhos, uma situação social e financeira estável, mas nada consegue me fazer feliz, parece que nada é bom o suficiente. Tem horas do dia que sinto uma saudade inexplicável, é como se eu tivesse perdido alguém que é a razão de minha própria vida. Faço tratamentos psicologicos, psiquiatricos, altenativos (homeopatia, florais, etc.)
    Nunca fiz tratamento espiritual, isso pode me ajudar?
    Selena Maria

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Selena.

    Como disse no texto acima,a minha visão será baseada no que aprendo como participante de uma comunidade espírita.
    Percebo em sua fala muita ansiedade, até mesmo culpa pela maneira como sente o mundo a sua volta, e isso não é produtivo, pois esse estado emocional acba por jogá-la em tristes panoramas de autopunição. '
    Na visão espírita, essa experiencia que voce vive nessa encarnação, tem aspecto de reparação ao lado de antigos desafetos, que hoje lutam por auxiliá-la, segundo O Livro dos Espíritos, o casamento é uma da maiores conquistas da humanidade, pois dentro dessa relação que transita, não raras vezes, entre o amor e o ódio, nós treinamos os mais nobres sentimentos, como o perdão. E cada momento que vivemos precisamos encontrar uma maneira de faze-lo produtivo, olhar a vida com olhos mais benevolentes para conseguir enxergar além das nossas dores.
    Sentir saudades de algo que não explicamos, é recordar com sentimentos daqueles que estamos distantes, e que já fizeram parte de nossas vidas e poderão um dia retornar, segundo o nosso merecimento.
    Os tratamentos espirituais ajudam bastante, sutilizando a energia que nos envolve, redirecionando desejos, mas principalmente, trazendo conhecimento que acabam por nos descortinar um mundo melhor.
    Espero ter ajudado voce, e continuo a disposição.
    Abraços com desejos de liberdade

    ResponderExcluir
  3. Olá Eliane, sabe antes me perguntava por que Deus me castiga muito, mas estudando a doutrina aprendi que ele não Castiga não. Mas ainda me pergunto o porque de tanto sofrimento que passo. Mesmo com o sofrimento vivo feliz, tem dias que fico triste. Nesta semana mesmo desabei a chorar, falando a minha família que eu não sei como aguentei tudo o que passei e estou passando. Que tem horas que penso em desistir de lutar, mas sempre acontece algo contráro que me diz que não, tenho que lutar muito e desanimar jamais. Então te pergunto estou errada nestes vários pensamentos que tenho.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Drica! Estou com saudade de vc e da Andréa.
    Eu sei de tudo que anda acontecendo com sua vida, mas também sei que cada pedaço que voce passa, algo bom acontece, não aos olhos superficiais, mas sim como espírito. Cada crise na saúde é um pedacinho refeito no perispirito. Nunca perca a esperança e a fé em Deus e em voce mesma, continue lutando. O que, realmente, nos faz sofrer é o imediatismo, isso nos rouba o entendimento verdadeiro e o encantamento de sermos deuses, como nos alertou Jesus, e por isso mesmo capazes de fazermos os nossos milagres pessoais.
    Quando enxergarmos além da matéria, veremos que não há razões verdadeiras para ficarmos infelizes, mas sim felizes por estarmos vivos e lutando por ser melhores.
    Fique com Deus e com os desejos sinceros que voce enxergue a verdadeira Dricca, eu a admiro muito. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Quando voce fala que a saudade que sinto pode ser verdadeira, é porque deixei alguém a quem amo muito? Por que não etamos juntos agora, nessa vida? Essa separação é um castigo?
    Selena

    ResponderExcluir
  6. Olá, Selena!
    Castigo, por que? Se acreditamos na bondade e justiça de Deus, não podemos acreditar que ele possa castigar alguém por qualquer ato, afinal só cometemos alguns enganos pois não soubemos como fazer melhor, ou seja por ignorancia; então, Deus não castiga, oferece oportunidade para que nos preparemos e façamos melhor.
    E cada encarnação tem seu próprio planejamento, feito com nossa asquiencia, e a visão desse planejamento é sempre evolutiva, em um constante processo de reeducação, então aqueles que farão parte desse processo são escolhidos também pela sua utilidade; e alguns desses amores que acabamos por arrebanhar em nossas vivencias precisam ficar distantes fisicamente, mas se há amor há também a compreensão de estarmos sempre orando para que tudo acabe bem.
    Afinal somos espíritos, todos nós, alguns encarnados e outros não, a convivencia deverá ser sempre harmonica, portanto produtiva.
    Valorizemos o que temos ao nosso alcance e lutemos para sermos a cada dia melhor, assim teremos merecimento para mais e mais.
    Abs

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, Eliane, voce falou que cada crise na saúde é um pedacinho refeito no perispirito, o que isso quer dizer? Desculpe, não entendo muito os conceitos espíritas, mas os acho muito interessante. Maria da Encarnação

    ResponderExcluir
  8. Boa tade, Maria da Encarnação!

    Exatamente, nas diversas oportunidades que vivemos como espíritos encarnados, e ainda imperfeitos em nosso entendimento das Leis Naturais, acabamos por cometer alguns enganos bastante graves. Esses enganos acabam refletindo em nosso corpo perispiritual em forma de imperfeição (fragilidades), que irão se manifestar em forma de doenças nas encarnações futuras, e cada uma dessas experiencias vencidas com dignidade, fé e sem lamentação acabam por expurgar essas marcas latentes. Isso acontece com aquelas doenças denominadas cármicas.
    Estão de fora desse entendimento, doenças provocadas por nossos vicios materiais dessa encarnação, como o alcoolismo, a dependencia quimica, a gula, o sexo desequilibrado, a raiva, o ódio, o pessimismo, etc., que acabarão produzindo as mesmas marcas a serem trabalhadas no futuro.
    Espero ter conseguido explicar o que perguntou, estou por aqui a disposição.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oi ELiane, gostei bastante do blog...ahahah...e os comentários tb...vou sempre ler, tenho certeza que váriooooooossssss vão servir pra mim...Bjoooo
    Marcela Cervi

    ResponderExcluir
  10. Desculpe a ignorancia, o que é perispirito?
    Walter

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, Walter!

    Perispírito - (do grego: em torno, e do latim: Spiritus, alma, espírito) é o envoltório sutil e perene da alma, que possibilita sua interação com os meios espiritual e físico. Empregada pela primeira vez por Allan Kardec, no item 93 de “O Livro dos Espíritos”. Alma e perispírito constituem o espírito.
    O homem é um ser triplo:
    Espírito;
    Perispírito
    e Corpo físico
    O corpo perispiritual acaba por gravar todas as informações que passam pelo corpo material, como também projeta no corpo material as informações já existentes.
    Kardec faz a sguinte comparação: "Envolvendo o gérmen de um fruto, há o perisperma; do mesmo modo, uma substância que, por comparação, se pode chamar perispírito, serve de envoltório ao Espírito propriamente dito".
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oi, Eliane. Como sentimentos podem causar danos tão graves? Seriam as doenças psicossomáticas?
    Maria da Encarnação

    ResponderExcluir
  13. Boa dia, Maria da Encarnação.
    Há uma relação direta entre saúde psiquica/mental e saúde física. QUando estamos atolados em sentimentos negativos acabamos por desencadear processos de degeneração celular, e cada tipo de sentimento irá se centralizar em nossas fragilidades organicas, recentes (provocadas nssta encarnação) ou antigas marcas encontradas no perispirito (provocadas em outras oportunidades, outras encarnações).
    A Dr. Louise Hay, psicologa americana, possui um excelente trabalho nessa área, e afirma o seguinte:
    - somos 100% responsáveis sobre tudo o que nos acontece;
    - todas as doenças tem origem nun estado doentio de não perdão;
    - sempre que adoecemos, precisamos descobrir a quem precisamos perdoar;
    - pesar, tristeza, raiva e vingança veio de algum momento que não conseguimos perdoar;
    - e o mais importante: o negativismo e a descrença em si msmo se origina de momentos em que nos enganamos em escolhas e também não conseguimos exercer o autoperdão.
    E chega a conclusão que exercitar o autoconhecer, nos leva a autoaceitação e ao autoperdão, o que faculta a cada um a capacidade de perdoar ao outro, dessa maneira dissolvendo os ressentimenos, que são a origem dos males.
    Então, pessoal, vamos perdoar para economizar sofrimento.
    Um bom dia a todos.

    ResponderExcluir
  14. Voce não me conhece, uma amiga indicou seu blog Alphorria e eu acabei aqui, lendo essas conversas. Eu tenho um problema, que nem sei se devo chamar de problema, ma diante do preconceito que venho sofrendo, talvez até seja. Voce deve ter percebido que ando meio confuso, e é isso mesmo. Eu sou casado há 2 anos e uns meses, com uma pessoa incrivel, mas não consigo ser realizado como homem, então passei a questionar a minha sexualidade e estou chegando a conclusão que sou homossexual, isso somando as minhas insatisfações e inseguranças desde a adolescencia. Eu sou espírita, mas até mesmo dentro dessa filosofia, eu estou confuso. É certo, é errado, é uma transição. Devo viver minha realidade, sublimar sentimentos, etc etc? VOce pode me ajudar de alguma maneira? Vou me identificar como Confuso.

    ResponderExcluir
  15. Olá, meu amigo!
    A vida é isso aí, uma porção de interrogações, que na verdade nos leva a educação de nosso espírito.
    Mas, vamos lá! No meu entender o certo e o errado é relativo ao nosso entendimento das questões que vivenciamos. O que ignoramos e acabamos por manifestar de maneira equivocada, não pode ser considerado erro.
    Partindo dessa idéia, cada um de nós vive suas questões conforme a sua capacidade para enxergar respostas. Na nossa sociedade, temos dois sexos definidos (masculino e feminino), consiera-se saudável a relação heterosexual; mas, a mente transita entre uma experiencia e outra, às vezes, demoramos mais em um dos polos (encarnações em um dos sexos), a ponto de criar hábitos mentais relativos a ele. Por exemplo: um espírito reeencarnando várias vezes no sexo feminino acaba por adquirir hábitos como mulher, as sensações e necessidades gravadas serão de mulher; por uma razão, seja ela qual for, faz-se necessária a troca do sexo em encarnação futura, o que teremos?
    - Um espírito com hábitos femininos encarnado em um corpo masculino, com certeza a manifestação física e emocional estará desequilibrada.
    Quantas encarnações serão necessárias a essa adaptação?
    - Relativas ao próprio esforço que sse espírito fará para se adaptar. Quanto mais questionamentos e cnhecimentos adquirir sobre si mesmo, menos taumática será essa experiencia.
    E durante esse tempo de adaptação, vivendo essas sensações conflitantes entre mente e corpo, certamente, continuará sonhando e amando. Se nessa fase o espírito se ligar amorosamete a outro espírito, vivendo experiencia semelhante, e desenvolver uma relação homosexual saudável de amor. O que está errado?
    Há tantos casais heterosexuais vivendo relações doentias, a ponto de ameaçar as próprias vidas. Então questiono: O que é certo? O que é saudável?
    E a única resposta coerente que encontro é: TUDO É RELATIVO.
    Espero ter ajudado voce, estou por aqui.
    Abraços fortalecedores

    ResponderExcluir
  16. E o que eu faço? Voce me ajudou a entender, ou mesmo ver tudo isso de uma forma menos dolorosa, e como vou criar coragem para enfrentar tudo isso? Confuso

    ResponderExcluir
  17. Ah! Meu amigo, essa resposta somente voce pode dar. O que considero mais importante é que reflita sobre tudo que anda vivendo e faça uma pergunta a si mesmo:
    - Como estarei daqui a um ano ou dez se mantiver a mesma situação?
    Uma das coisas que precisamos aprender nessa vida danada de boa é esgotar todas as possibilidades de uma situação, para quando tomarmos uma decisão, ela seja real, e no futuro os SE e TALVEZ não nos assombre.
    O importante é nos prepararmos para o futuro que queremos.
    Deus o fortaleça nessa caminhada, que voce a transforme em momentos de realização pessoal e felicidade.
    Abraços recheados de boa ventura

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, Eliane!
    Depois de nossas conversas andei pensando muito sobre minha vida, acredito ter tomado uma decisão, preciso apenas de coragem para começar a defener o que sou.
    Uma das coisas que me tomar uma decisão foi uma conversa que tive com minha esposa, ela disse que nossa relação marido e mulher é frustrante, que como amigos é o que ela sempre quis, então criei coragem e abri meu coração com ela. Choramos muito, afinal estamos juntos desde os 13 anos, mas decidimos seguir nossas vidas separados. E ver no que dá.
    Tem como conversar com vc pessoalmente? Eu gostaria muito disso.
    Até agora vc foi um anjo que Deus me mandou. Obrigado de coração. Menos confuso.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Menos Confuso!

    Estou a disposição, trabalho na Sociedade Espírita Cáritas, à Rua Osório Ferreira 244 - Castelo Branco Novo, esquina com a Rua João Nutti, eu atendo às terça-feira, a partir das 18.30hrs.
    Temos grupos de atendimento fraterno:
    - quarta-feira - a partir das 19.30 e
    - sexta-feira - a partir das 18.30hrs.
    Um abraço e que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  20. Isso é uma pouca vergonha, a causa dessa podridão é aceitar esses malucos enquanto tiver quem apoie o mal vai dominar o mundo ficamos nas mãos do demonio. Pastor Claudinei

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, Claudinei!

    Desculpe não responder antes, mas esta semana que passou tivemos uma atividade beneficente e o tempo ficou curto. O que vc denomina como pouca vergonha, podridão, malucos? O que são demonios no seu entendimento?
    Por favor responda para que eu possa entender como suas idéias desenvolvem um tema, então poderei responder a voce.

    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Oi Elaine, fiquei sabendo do blog através do seu livro Berço de Luz ,o que gostaria de perguntar,me apaixonei e sei q essa pessoa também sente o mesmo por mim,mas tanto eu como ele sentimos como se tivesse algo querendo nos separar.Estamos bem e sem motivos aparente ele fica nervoso e com isso vem as discussões,nós dos dávamos tão bem algo dentro de mim sempre dizia desde o começo q ele é a pessoa que eu iria passar os meus últimos dias mais infelizmente não deu certo,será q tem alguma interferência espiritual? tem outra coisa os poucos romances que tive nunca deram certo .

    ResponderExcluir

Obrigada por participar desse trabalho. Com Carinho, Eliane Macarini